Salada Verde

Governo relança cartilha sobre consumismo infantil

Com média de 5 horas diárias em frente à TV, crianças brasileiras são bombardeadas por propagandas e vítimas fáceis do consumo desenfreado.

Redação ((o))eco ·
10 de junho de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A cartilha Consumismo Infantil: na Contramão da Sustentabilidade. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr.
A cartilha Consumismo Infantil: na Contramão da Sustentabilidade. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr.

O consumismo infantil é um problema que atinge pais, educadores, governos e foi tema de oficina da programação da Semana do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente. O evento ocorreu na tarde da quinta-feira (06/06) passada, no Rio de Janeiro, e foi organizado em parceria com o Instituto Alana. Ao mesmo tempo, foi relançada a cartilha “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”, publicação que faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável, lançada pela primeira vez em novembro de 2012.

A cartilha apresenta dados sobre a influência das propagandas nas crianças. Para se ter uma ideia, 15% da população infantil do país está obesa, índice associado ao consumo excessivo de alimentos industrializados que, por sua vez, são difundidos por intensas campanhas de propaganda. Não é para menos, as crianças brasileiras ficam em média 5 horas em frente à TV, taxa entre as maiores do mundo. Isso significa 35 horas por semana, quase uma jornada de trabalho típica, em que os pequenos estão expostos a persuasão dos comerciais.

O consumismo infantil já foi tema de um documentário feito pelo Instituto Alana, que colaborou com a formulação da cartilha. O documentário “Criança, a alma do negócio” (veja na íntegra) debate a questão a publicidade voltada para as crianças e dos problemas causados pelo consumismo infantil.

Na cartilha, de 9 páginas, pais e professores recebem dicas de como educar as crianças para o consumo sustentável. Brincadeiras que estimulam a troca e a reflexão (Eu quero ou Eu preciso?) estão entre as dicas.

Mariana Meirelles, secretária de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, destacou a importância do público infantil na implantação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, conjunto de medidas lançado em novembro de 2011. “Trabalhar um novo padrão de consumo para as crianças é estruturante para o sucesso das iniciativas”, afirmou.

Confira na íntegra a cartilha “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”.

Leia também

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

Justiça manda Funai retomar demarcação da Terra Indígena Sururuá, no Amazonas

Após mais de uma década de atraso, decisão fixa prazo de 12 meses para concluir a demarcação física da área habitada por povos Kokama e Tikuna

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

População apoia inclusão de educação oceânica no currículo escolar

Pesquisa nacional mostra que 9 em cada 10 brasileiros defendem a inclusão do oceano no ensino. Apoio ganha mais força de moradores de cidades litorâneas

Notícias
27 de janeiro de 2026

Multilateralismo climático precisa amadurecer, diz embaixador Corrêa do Lago

Em nova carta à comunidade internacional, presidente da COP30 propõe a criação de um “multilateralismo de dois níveis”, baseado no consenso e também na ação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.